quinta-feira, 13 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Texto "Pausa" de Moacyr Scliar.

Esta atividade foi elaborada para compor uma das atividades proposta no curso Melhor Ensino, Melhor Gestão. Também para a troca de experiências junto a professores que encaram o desafio de educar com respeito dedicação e responsabilidade.






PAUSA

Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro. Fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando:
            —Vais sair de novo, Samuel?
Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura.
            —Todos os domingos tu sais cedo – observou a mulher com azedume na voz.
            —Temos muito trabalho no escritório – disse o marido, secamente.
Ela olhou os sanduíches:
            —Por que não vens almoçar?
            —Já te disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.
A mulher coçava a axila esquerda.
Antes que voltasse a carga, Samuel pegou o chapéu:
            —Volto de noite.
As ruas ainda estavam úmidas de cerração. Samuel tirou o carro da garagem. Guiava vagarosamente, ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas.
Estacionou o carro numa travessa quieta. Com o pacote de sanduíches debaixo do braço, caminhou apressadamente duas quadras. Deteve-se ao chegar a um hotel pequeno e sujo. Olhou para os lados e entrou furtivamente. Bateu com as chaves do carro no balcão, acordando um homenzinho que dormia sentado numa poltrona rasgada. Era o gerente. Esfregando os olhos, pôs-se de pé:
            —Ah! Seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, não é? A gente...
            —Estou com pressa, seu Raul – atalhou Samuel.
            — Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre - Estendeu a chave.
Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante. Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre floreado, olharam-no com curiosidade:
            —Aqui, meu bem! – uma gritou, e riu: um cacarejo curto.
Ofegante, Samuel entrou no quarto e fechou a porta à chave. Era um aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda-roupa de pinho: a um canto, uma bacia cheia d’água, sobre um tripé. Samuel correu as cortinas esfarrapadas, tirou do bolso um despertador de viagem, deu corda e colocou-o na mesinha de cabeceira.
Puxou a colcha e examinou os lençóis com o cenho franzido; com um suspiro, tirou o casaco e os sapatos, afrouxou a gravata. Sentado na cama, comeu vorazmente quatro sanduíches. Limpou os dedos no papel de embrulho, deitou-se fechou os olhos.
Dormir.
Em pouco, dormia. Lá embaixo, a cidade começava a mover-se: os automóveis buzinando, os jornaleiros gritando, os sons longínquos.
Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão carcomido. 
Samuel dormia; sonhava. Nu, corria por uma planície imensa, perseguido por um índio montado o cavalo. No quarto abafado ressoava o galope. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas, corriam. Samuel mexia-se e resmungava. Às duas e meia da tarde sentiu uma dor lancinante nas costas. Sentou-se na cama, os olhos esbugalhados: o índio acabava de trespassá-lo com a lança. Esvaindo-se em sangue, molhando de suor, Samuel tombou lentamente; ouviu o apito soturno de um vapor. Depois, silêncio.

Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para a bacia, levou-se. Vestiu-se rapidamente e saiu.
Sentado numa poltrona, o gerente lia uma revista.
            — Já vai, seu Isidoro?
            —Já – disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
            —Até domingo que vem, seu Isidoro – disse o gerente.
            —Não sei se virei – respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caia.
            —O senhor diz isto, mas volta sempre – observou o homem, rindo.
Samuel saiu.
Ao longo dos cais, guiava lentamente. Parou um instante, ficou olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado. Depois, seguiu. Para casa.


 Pausa – Moacyr Scliar

Público alvo: 8ªs séries/ 9ºs anos

Tempo previsto: 5 aulas

Objetivo: Oportunizar ao aluno o contato com textos do gênero "Conto".Atribuir um significado no desenvolvimento da linguagem escrita.Desenvolver e ampliar a capacidade leitora.

Conteúdo temático: Levantamento das características do gênero conto e sua contextualização. Identificação dos elementos da narrativa.

Competências e habilidades: Identificar a intencionalidade do autor. Analisar as características do gênero conto.

Estratégia: leitura individual pelos alunos. Levantamento de hipóteses. Análise e comparação do conto em diferentes aspectos.

Recursos: Pesquisa para identificação do autor do texto. Uso de dicionários para levantamento de vocabulário.

Avaliação: O aluno será avaliado de forma contínua, com discussão em grupos para análise da leitura.



Localização de informações
Generalizações
Produção de inferências locais e globais

a) O que o título significa para você?
b) Somente pelo título você continuaria lendo o texto?
c) Se tivesse imagens para ilustrar o texto você gostaria mais?
d) O que achou da leitura? O final era o que você esperava?

Recuperação do contesto de produção

a) Já ouviu falar do escritor?
b) Onde podemos encontrar esse tipo de texto para leitura?
c) Porque ler um conto?

Elaboração de apreciações estéticas ou afetivas

1) Você imagina como esse casal vive o cotidiano?
2) Ele, o Samuel é feliz?
3) A esposa demonstra indiferença em relação ao marido?

4) Conhece casais assim?

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